Infiltração de água e umidade são problemas frequentes em edificações de qualquer natureza, mas que podemos resolver com eficácia ao usar a chamada borracha líquida.
No Brasil, a região sul é a mais afetada devido às frentes frias vindas da Antártica, que fazem a diferença de temperatura beirar 20 °C em um único dia. A variação faz parte dos principais fatores responsáveis por causar micro fissuras e rachaduras em edificações, ocorrendo principalmente em lajes e terraços, e com elas as tradicionais “dores de cabeça” com infiltrações se iniciam.
A indústria de tintas obteve sucesso em utilizar os avanços tecnológicos de polímeros para solucionar os problemas causados pelas infiltrações. O resultado foi a criação da Borracha Líquida, uma aliada versátil e de fácil aplicação para proteger substratos.
O produto é fabricado com componentes à base de borrachas sintéticas que formam uma película resistente a água e umidade, visto que acompanha a retração e dilatação da superfície a ser tratada. Esta elasticidade pode chegar a 800% em relação à película rígida.
Por sua característica elástica acompanha a dilatação do substrato cobrindo as microfissuras e evitando possíveis infiltrações. Entretanto, para atingir esse objetivo é necessário pelo menos três demãos do produto. E ainda, para melhor resultado é possível aplicar uma manta sintética de baixa espessura que ajudará na performance do produto.
É possível encontrar Borracha Líquida somente na cor branca.
Para fazer a aplicação de Borracha Líquida é recomendado utilizar rolo de lã de carneiro. Não é possível usar rolo de esponja. O processo não requer sistema especial de aplicação e sua cura se dá pela evaporação natural dos solventes contidos no produto. Por ser fácil de lavar, não acumula sujeira e também tem alta resistência a raios ultra violetas.
As superfícies precisam estar limpas e secas.
É necessário aplicar a quantidade recomendada em até 3 camadas.
Para aplicar o produto, use rolo de pintura de lã de carneiro.
O tempo de secagem ao toque que pode levar até 30 minutos. A cura total ocorre no período de até 48h.
A área deve permanecer isolada de tráfego para que o processo tenha o melhor resultado.
A borracha líquida não requer aplicação de primer quando a superfície a ser pintada seja bruta, pois o produto pode ser utilizado diluído como fundo. Porém para superfícies muito lisas e de baixa aderência recomendamos o uso de primer.
No entanto, se já houver algum tipo de tinta aplicada na superfície será preciso uma avaliação mais apurada para verificar a compatibilidade entre produtos. Fique atento porque isso não isenta a preparação adequada da superfície para aplicação do material.
O mesmo solvente usado para sua diluição será usado para a limpeza dos equipamentos de aplicação e por fim, mas não menos importante, vale lembrar que a aplicação de Borracha Líquida é indicada para lugares com tráfego moderado de pessoas.
Ficou com dúvidas? Fique tranquilo! Entre em contato conosco que nós o ajudaremos a decidir sobre qual melhor produto a ser aplicado.