É muito comum no dia a dia do nosso departamento comercial, clientes questionarem se a tinta tem “cobertura”, e a nossa resposta é sim: com duas demãos você consegue cobrir a superfície desejada sem problemas. Mas o cliente então esclarece que a parede ou piso tem imperfeições, pequenos buracos e se com duas demãos “cobrirá” estas imperfeições. Neste caso, a dúvida do consumidor não é a respeito da capacidade de cobertura do produto, mas sim seu poder de enchimento. Apesar de serem confundidas por parecerem ser a mesma coisa, essas duas características são bem diferentes.
COBERTURA X ENCHIMENTO
Nas fotos abaixo, é possível ver uma parede de blocos pintada em duas cores diferentes ambas com boa cobertura, pois não é possível perceber manchas oriundas da falta de tinta. No entanto as imperfeições de superfície ainda são visíveis. Para conferir uniformidade, preenchendo as irregularidades, antes da finalização com as duas demãos com a tinta, é necessário que haja a aplicação da massa acrílica ou, caso o problema ocorra em pisos, massa epóxi devido a sua resistência ao alto tráfego e peso.
QUANTO MAIS PIGMENTO, MELHOR A COBERTURA
Nós definimos cobertura como a propriedade que a tinta possui de revestir o substrato aplicado, conferindo opacidade a ele. Por isso sua qualidade é diretamente proporcional a quantidade de pigmento presente na fórmula: quanto maior a quantidade, melhor será a cobertura e menor o número demãos necessário para atingir a opacidade desejada.
MAS ATENÇÃO: o percentual de pigmento é limitado dentro da fórmula, pois o excesso de concentração pode acarretar problemas de flotação e causar manchas na hora de pintar.
Quando a Gamacor desenvolve um novo produto, ou quando a produção termina de fabricar um novo lote, é feito um pequeno teste com o extensor de 50 mícrons. Este instrumento de laboratório espalha a tinta de maneira uniforme em uma placa de vidro transparente. Desta forma a película aplicada fica com 50 mícrons de espessura úmida, sendo possível fazer comparativos com coberturas de outras tintas.
Abaixo realizamos um outro teste, dessa vez usando a mesma cor mas comparando o produto fabricado pela Gamacor com outra disponível no mercado. No lado direito a cobertura é nitidamente menor por conta da diluição que a tinta foi submetida.
Em uma parede, essa falta de cobertura poderia resultar na necessidade de mais demãos até que a cor atingisse a opacidade e efeito sólido desejado, transformando um produto barato em de alto custo devido a maior mão de obra necessária para a aplicação e também pela menor da durabilidade ao longo do tempo.
Esperamos que as explicações aqui passadas tenham sido suficientes. Restando alguma dúvida sobre o tema, ou havendo questões sobre outros assuntos, escreva-nos será um prazer responder.
CRÉDITO DAS FOTOS: Equipe Comercial e de Aplicadores Parceiros da Gamacor
Estamos sem telefone e sem internet devido ao rompimento de um cabo de fibra de nossa operadora. Entre em contato através do número (54) 9 9978-4317