Muitos fatores causam danos no concreto, como: mudanças de temperatura, umidade, máquinas em movimento, objetos estáticos e outros. Mas a maioria das fissuras que vemos podem ser controladas por um planejamento e implementação do piso industrial com profissionais no assunto.
O tratamento adequado das juntas é muito importante quando estamos visando um piso industrial de durabilidade. Continue lendo e confira.
Uma junta de dilatação é um corte que permite que o concreto se expanda e se contraia à medida que a temperatura muda. Ele forma uma ruptura entre o concreto e outras partes de uma estrutura para permitir o movimento sem causar estresse ou fissura.
A função das juntas de dilatação é diminuir o impacto da retração ou dilatação causada pelo clima e outros fatores, para que não danifiquem as placas que estão próximas. Por isso, servem para conferir durabilidade ao piso industrial.
No vídeo abaixo o Marcos explica como a falta das juntas de dilatação podem se tornar uma tremenda dor de cabeça na obra.
Aproveite para se inscrever no canal e não se esqueça de curtir o vídeo e ativar as notificações. Confere lá e deixe seus comentários, dúvidas e sugestões para novos vídeos.
1. As mais comuns são as juntas de dilatação que controlam trincas causadas por retração restrita, cargas, temperatura e outras tensões.
2. Juntas de construção necessárias quando a construção precisa parar, como entre os dias de trabalho. Tem como finalidade separar as diversas etapas do processo de concretagem de grandes panos, evitando problemas causados pelos diferentes tempos de secagem (cura) do concreto.
3. Juntas de isolamento indicadas para separar o pavimento de outras estruturas ou objetos fixos dentro, ou adjacentes à área pavimentada. Isso é mais comum em postes de sinalização, drenos e áreas de acesso a serviços públicos.
1. Deixar a junta aberta – não é usado nenhum revestimento, dessa forma ela fica aparente e sem tratamento, o que pode gerar acúmulo de detritos no piso e contaminação no piso. O que pode gerar uma dor de cabeça no futuro.
2. Ou tratar com revestimento – aqui existem 2 tipos de revestimentos que falaremos abaixo que irão evitar o acúmulo de detritos e contaminação no piso.
Além disso, confere resistência a tráfego e a produtos químicos. Maior resistência, mantendo a junta fechada por muito mais tempo evitando que sujidades se acumulem.
Leia também: Tinta Epóxi para piso industrial: Obra SulBrás Moldes e Plásticos
Massa epóxi rígida é indicada para consertos de trincas, fissuras, buracos ou outras imperfeições no piso. A função é restaurar o piso e evitar contaminação. Existem 2 tipos usados no reparo do piso:
· massa epóxi 2 – massa para reparos mais finos
· massa epóxi 3 – massa para imperfeições maiores, como buracos
Estamos ao longo dos últimos 25 anos investindo em tecnologia de ponta em pintura e tratamento de pisos industriais e outros segmentos, aperfeiçoando produtos e processos. Se você tiver alguma dúvida não hesite em nos consultar sem compromisso algum, teremos muito prazer em lhe atender.