Se você está construindo ou possui uma empresa que trabalha com ferro e outros materiais metálicos, a tinta industrial para metal será uma opção interessante. Isso porque ela pode ser de grande ajuda na hora de evitar a degradação do metal, através das propriedades anti-corrosivas que ela possui. Com isso, há um grande aumento na durabilidade do material utilizado e consequentemente a sua vida útil será prolongada por vários anos.
Dessa forma, milhares de pessoas têm optado pela tinta industrial para metal para preservar a vida útil das suas estruturas. Isso porque essa tinta oferece excelentes vantagens com sua aplicação.
Sendo assim, criamos o texto a seguir para falar um pouco mais sobre ela e todas as suas propriedades. Portanto, se você quer saber tudo sobre a tinta industrial para o metal, como as vantagens, cores e preços, continue lendo o texto.
Se você está prestes a pintar algum tipo de metal, como os portões, portas ou grades, saiba que o tipo de tinta industrial ideal para esse tipo de superfície é o esmalte sintético. Isso porque ele pode trazer inúmeros benefícios para essas peças, de modo a aumentar a sua vida útil, desde que seja, claro, um metal do tipo ferroso. Os não ferrosos como galvanizados precisam de outro tipo de tinta.
O esmalte sintético é a melhor opção, é a tinta industrial mais indicada por todos os especialistas para serem usados em áreas com madeira ou metal do tipo ferroso.
Ela pode ser encontrada em três tipos de acabamentos diferentes: o primeiro deles é o brilhante, voltado à pintura nas áreas tanto externas quanto internas de metal. Esse tipo de acabamento oferece um brilho muito maior e promove uma facilidade na hora de limpar essa superfície.
O segundo tipo de acabamento é o acetinado: trata-se de um tipo mais fino de acabamento, que possui um brilho delicado. Essa opção é mais chamativa que as demais e confere um certo charme ao metal, porém é maior a dificuldade para manter a limpeza. Este acabamento pode ser usado interna e externamente.
Por fim, temos o acabamento fosco que promove uma sensação maior de aquecimento e modernidade ao metal em que ele será usado. Este acabamento também pode ser usado interna e externamente.
A tinta Epóxi é considerada uma tinta nobre, onde é possível alcançar resultados de alto desempenho, sendo de grande ajuda na proteção à corrosão natural enfrentada pelos metais. Trata-se de uma opção que utiliza dois componentes, o que faz com que ela seja disponibilizada em duas diferentes embalagens, já que é um produto bi componente.
A primeira dessas embalagens contém a resina de epóxi, enquanto a segunda contém o agente de cura, mais conhecido como sendo um agente responsável por fazer o endurecimento da substância.
Essa substância pode ser aplicada de forma direta no aço, o que irá promover uma aderência muito maior e proteger o metal contra a ação de ferrugem e outras substâncias corrosivas. Aqui, o tipo de proteção utilizada é a barreira, por uma camada extremamente resistente a todas as substâncias corrosivas. Porém o epóxi só é recomendado para superfícies e peças que não fiquem expostos a luz solar, pois a tinta tende ao amarelecimento.
Leia também: Tinta Epóxi para piso industrial: Obra SulBrás Moldes e Plásticos
De acordo com especialistas, a tinta mais resistente para ser aplicada em metal é o epóxi. Essa opção traz em sua composição, propriedades que atuam para preservar pelo maior tempo possível a estrutura metálica em que ela está inserida. Dessa forma, é a melhor opção no que diz respeito a manutenção da vida útil das peças. Sempre lembrando que as peças não deverão receber diretamente luz solar.
No entanto, se você precisar dispor das qualidades técnicas e protetivas do epóxi essas peças poderão receber acabamento poliuretãnico, resistindo assim aos raios ultra violetas do sol. Porém, o esmalte sintético é o mais popular, já que sua aplicação é mais fácil por ser mono componente, mais barato e podendo ser usado interna e externamente.
É possível encontrar praticamente todas as cores disponíveis em tinta industrial, como amarelo, verde, cinza, vermelho, preto, branco e muito mais. Além disso, existem também as opções de tinta fosca para dar um ar de modernidade maior à pintura.
Na internet, o interessado pode encontrar diversos preços disponíveis para esse tipo de tinta. Geralmente, a média de preço para a tinta industrial, epóxi ou esmalte sintético pode variar entre R$ 200,00 até R$ 1000,00; dependendo da embalagem e do tipo de tinta.
Sendo assim, o cliente conta com opções de tintas baratas e que oferecem excelentes vantagens na hora de aplicar na superfície escolhida, de modo a preservar por mais tempo as estruturas em que forem aplicadas e aumentar a sua durabilidade.
Agora você já sabe um pouco mais sobre as melhores tintas industriais para metal, se ainda tiver dúvida entre em contato que nossa equipe vai te ajudar.
Leia também: Pintura de Piso com produtos Epóxi: 3 perguntas frequentes