Por se tratar de um revestimento de superfície, o Epóxi necessita de uma preparação da base cimentícia ou de qualquer outro substrato para posteriormente realizar a aplicação do acabamento. Para descobrir como funciona esse processo de preparação, continuo lendo esse artigo.
Primeiro, é essencial a realização de uma avalição prévia para definir quais serão as quantidades e os materiais necessários para realizar a correção. Nessa avaliação técnica, será verificada a integridade do concreto, apurando a existência de rachaduras, buracos, juntas de dilatação, sujidades impregnadas, como óleo ou graxa, e possíveis infiltrações.
Somente com essa análise “in loco” serão definidos os epoxídicos necessários, tais como: primers 100% para raspado, primer para multilayer, massas para rachaduras e juntas de dilatação, e, claro, o próprio acabamento. Também será avaliada, juntamente com a mão de obra especializada, qual tipo de preparação necessária, frequentemente executado com lixamento a base de politriz equipada com inserto diamantado e, no caso de pisos mais degradados, fresamento.
Nossa indicação é que antes de realizar a aplicação e mesmo no caso de concreto polido, o piso seja lixado propiciando a abertura dos poros, melhorando, assim, a ancoragem da tinta, eliminando pequenas imperfeições no concreto e removendo a aglomeração de cimento deixada pelo polimento na superfície.
Esses nomes técnicos complicados deixaram você preocupado? Pode relaxar: nossa equipe de vendas é especializada em avaliação e recomendação de materiais epóxis para sua obra. Entretanto, você precisa ter bem claros em sua mente dois tópicos importantes:
Primeiro, você deve fazer uma lista de suas necessidades em relação as características que você precisa ou espera atingir com o piso pintado, assim ficará mais fácil de a equipe de vendas identificar o material adequado e com o menor custo possível. Existem alguns questionamentos que podem facilitar as coisas para você nesse momento, como por exemplo:
Em todo caso, saiba que ao ganhar em performance em uma característica, outra poderá ficar prejudicada. É um pequeno quebra cabeça que somente pessoas habilitadas tecnicamente poderão lhe ajudar a fazer a melhor escolha dentro do seu anseio em relação a pintura do piso.
Segundo, a devida preparação do piso e a posterior aplicação do acabamento epóxi necessitam de uma mão de obra especializada, que esteja ciente das boas práticas de aplicação e que tenha o maquinário adequado.
E não se engane, não importa a metragem quadrada que você precisa pintar, um bom fornecedor oferecerá uma visita técnica ao local para ajudá-lo a decidir todos esses detalhes.
Um orçamento inicialmente bem executado acabará levando ao melhor custo benefício e consequentemente a sua alta satisfação.